Beach TENNIS ou TÊNIS de praia

O beach tennis é um esporte que foi criado a partir do frescobol e que foi incrementado na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. O orgão internacional que é responsável pela modalidade é a ITF -International Tennis Federation. 

Hoje são realizados diversos campeonatos pelo mundo todo e divulgado periodicamente o ranking dos atletas.

Além da ITF existe outra federação que também realiza torneios, a IFBT – International Federation of Beach Tennis.

Hoje o Beach Tennis já é praticado em diversos países, Itália, Brasil, Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba, Austrália e Curaçao.

trakcyon-beachtennis

Beach tennis no Brasil

O beach tennis chegou ao Brasil em 2008 através de uma iniciativa de Leopoldo Correa e Adão Chagas. Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista Marcela Evangelista.

Diversas cidades brasileiras já se tornaram referência na prática do Beach Tennis como Rio de Janeiro, Santos, Fortaleza, Vitória, Vila Velha, Balneário Camboriú, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Novo Hamburgo (RS), Natal (RN),Maceió (AL),Cachoeiro de Itapemirim,(ES) , Marataizes(ES), Porto Seguro, Campinas e Araraquara, muitas outras estão cada vez mais conquistando seu lugar no esporte como por exemplo Belo Horizonte, Brasília e outras.

Outro grande passo no desenvolvimento do Beach Tennis no Brasil foi a criação da AJB (Associação dos Jogadores de Beach Tennis) que reune diversos atletas e visa a defesa dos interesses dos praticantes, e tem como foco a criação de um sistema onde os jogadores possam alcançar o maior grau de prazer e satisfação, pessoal e coletivo, com respeito ao próximo e dentro das regras em vigor. (fonte: wikipedia.org)

Giandomenico-Bellettini

Giandomenico Bellettini

Quem criou ou inventou o Beach Tennis? Segundo o site www.ifbt.eu, foi o Sr. Giandomenico Bellettini que é o atual Presidente da Federação Internacional de Beach Tennis (I.F.B.T.), ele é o inventor original do Beach Tennis, criado há mais de 30 anos na Itália. Ele é o promotor da Federação Italiana de Beach Tennis, o inventor da marca internacional, o inventor das raquetes de grafite e fibra de vidro usadas para jogar o esporte e promotor da Federação Internacional de Tênis de Praia (IFBT), que conta com mais de 57 países membros. O Sr. Bellettini criou as regras do tênis de praia, bem como o nome real do esporte “Beach Tennis”. Seu primeiro livro foi escrito e publicado em 1997.

Curiosidades: RANKING Duplas Masculinas 2018 Fonte: I.F.B.T. INTERNATIONAL RANKING (RANKING MEN’S DOUBLES)